Por Marcos Roberto Schiezaro, Gerente da Prática de Otimização de TI da Solvix Innovative Solutions
Existem inúmeros artigos, livros, estudos e referências sobre o papel e o comportamento de pessoas afetadas em mudanças organizacionais e a forma de trabalhar. Em uma Transformação Lean, obviamente, todo esse conhecimento e literatura sobre o papel da liderança e como lidamos com a motivação das pessoas durante mudanças é muito valioso e deve ser aproveitado.
Porém, gostaria de tratar de um tema que muitas vezes esquecemos: qual é o seu papel na adoção da mentalidade enxuta na organização em que você trabalha? Falamos muito sobre resistência a mudanças, que algumas pessoas não gostam de mudar, que outras não aceitam os novos processos e como é difícil implementar melhorias. Mas e você, faz parte de qual grupo, o ee melhorias ou o dos problemas?
Apenas relembrando que uma Transformação Lean na TI envolve uma mudança cultural que influencia a forma de pensar e agir. Antes de tudo, essa mudança de cultura é uma mudança de comportamento, visando gerar mais valor aos clientes de TI e as áreas de negócio, reduzindo os desperdícios e melhorando a eficiência da TI como um todo. E quando falamos em mudança de comportamento, isso diz respeito a todos.
Em um de seus artigos, James Womack coloca que a pior forma de desperdício é pensar que não podemos mudar. Esse tipo de atitude certamente irá garantir que você, de fato, não irá mudar, pois sequer iniciará qualquer melhoria. Usando uma citação de Henry Ford: “Quer você pense que pode ou quer você pense que não pode, você está certo!”
Atitudes Lean devem fazer parte de nosso cotidiano, refletidas em ações. Elas ajudam as pessoas a entenderem a filosofia. Vajemos.
Vá ver com seus próprios olhos (Vá ao Gemba!). Junte-se às pessoas onde os problemas estão acontecendo, seja na equipe de desenvolvimento de sistemas, com os gerentes de projetos ou com o departamento de operações de TI;
Incomode-se com o status quo. Questione os motivos de porque as coisas são feitas daquela maneira e porque não podem ser feitas de uma forma melhor;
Não aceite algumas desculpas básicas que nos tornam inertes às mudanças, por exemplo: “As coisas sempre foram feitas assim”, “esse documento tem que ser preenchido assim porque o pessoal de compliance disse”;
Aceite que pequenas mudanças no seu local de trabalho possam fazer grandes diferenças. Nunca se esqueça de que a perfeição é perseguida passo-a-passo, um dia após o outro. Ou seja, não espere por grandes projetos de mudança para começar a melhorar as coisas no seu departamento, na sua área ou no seu processo;
Encare cada problema como uma oportunidade de melhoria. Encontre essas oportunidades e instigue as melhorias. Faça da resolução de problemas um aprendizado contínuo;
Seja você um agente de mudanças, faça as coisas acontecerem, e não fiquei sempre esperando pelos outros. O problema é de todos e, portanto, não seja mais um dizendo: “O furo está do seu lado do barco, apesar de estarmos navegando na mesma embarcação”.
Para finalizar, vamos lembrar que cada um de nós é um elemento essencial para a adoção de uma mentalidade Lean. Você está pronto para começar a fazer a sua parte?
“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa
e esperar resultados diferentes” – Albert Einstein.
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