sexta-feira, 8 de novembro de 2013

O hábito mais poderoso que se pode ter

Por Bruce Kasanoff | 22 de Outubro de 2013
Tradução: Luciano Zago (@lucianozago)
Texto original: "The Most Powerful |Habit You Can Imagine"


No ano passado, me propus a elaborar uma única frase que fosse capaz de guiar minhas decisões tanto pessoais quanto da carreira, e por fim acabou sendo:

“Seja generoso e especialista, confiável e transparente,
de mente aberta e flexível, persistente e presente.”

Apenas alguns meses vivendo com essas palavras me deram conta de que todos esses elementos se resumiam a um simples e poderoso hábito, que se trata de iniciar qualquer interação com o pensamento: “ajudar esta pessoa”. Permita-me explicar...

Generoso significa começar cada interação pessoal com estas três palavras na cabeça: “ajudar esta pessoa”. Quando você atente ao telefone, quando alguém bate à sua porta, quando é apresentado a um novo colega, seu primeiro instinto deve ser o de ajudar. Ontem, ao voltar de um evento escolar com meu filho de 14 anos, lhe fiz uma crítica sobre o evento que não era totalmente positiva. Sua resposta foi: “Como isso contribui ou pode ajudar essas pessoas?”

Aquela rápida troca me ensinou duas coisas. Primeiro que não basta dizer ser generoso: é preciso trabalhar diariamente para viver assim. Tenho tentado insistentemente, mas admito que continua sendo desafiador. Segundo e mais importante, aprendi que meu filho já colocou essas três palavras à frente de seus pensamentos, e isto é algo fantástico.

Especialista quer dizer ser talentoso o suficiente em certas áreas de forma que possa ajudar outros significativamente. Este é o ponto em que muitas pessoas perdem completamente o rumo. A razão principal de se tornar um especialista não é obter mais dinheiro; essa atitude limita seu potencial. A razão principal é que você poderá ajudar mais pessoas, mais vezes.

Confiável significa ser alguém que os outros consideram tanto nas necessidades quanto nas oportunidades. Nestes momentos, as pessoas estão especialmente vulneráveis e precisam saber que você não só respeitará sua privacidade e confidencialidade, como também cumprirá suas promessas.

Transparente significa entender claramente que seu papel é ser alguém que ajuda com propósito, e não simplesmente um “bom samaritano”. Embora seu primeiro pensamento seja ajudar os demais, há também uma série de objetivos que precisa atingir para si mesmo, sua família e sua organização. É garantir que todos compreendam de maneira fácil esses objetivos. Assim, você terá tempo para ajudá-los e ainda ser capaz de realizar tudo o que precisa fazer.

Agora um realmente difícil... ter a mente aberta significa desejar ajudar pessoas as quais talvez acredite não valer a pena ajudar. Ontem em um evento, um colega e eu aguardávamos pacientemente para conversar com o anfitrião quando uma mulher nos empurrou querendo captar sua atenção. A princípio pensei coisas não muito agradáveis sobre ela, mas depois de algum tempo me ocorreu que seu comportamento pudesse ser consequência de ansiedade ou pressa, e que ela provavelmente estivesse num estado de “cegueira” ou êxtase no qual jamais se atentaria ao fato de que também estávamos ali à espera. Pessoas nessa situação são as que mais precisam de ajuda.

Flexível significa não ser simplesmente alguém prestativo com um martelo na mão tentando tornear tudo à sua volta. Quando uma abordagem não funcionar, seu desejo deve ainda ser o de ajudar. Não diga apenas “Já fiz isto para resolver a situação”. Pense muito até encontrar a melhor estratégia para ajudá-los, sem desconsiderar suas personalidades, preferências e posições.

Persistente significa ter seriedade ao ajudar, sem jamais ser superficial. Não estou sugerindo apenas que comece a segurar portas abertas para mais pessoas; sugiro que se torne uma força tal que contribui com os outros de forma substancial. Aqueles que mais precisam não podem ser ajudados com um gesto miserável de alguns segundos.

Presente significa prestar atenção ao seu redor e buscar aqueles que estão atribulados, confusos ou em dúvida. A maioria de nós sai em busca de pessoas agradáveis, mas é preciso olhar além da camada superficial da rotina do dia-a-dia.

JUNTE TUDO ISSO e você se tornará o tipo de pessoa que todos adoram ter à volta: um excelente ouvinte, genuinamente interessado nos demais, alguém capaz e de confiança. Quem você é e sua maneira de abordar o mundo mudarão.

Aí então virá a recompensa pessoal: se puder recordar e viver intensamente essas palavras, você estará muito mais capacitado para atingir seus propósitos poderá alcançar qualquer coisa que desejar. Qualquer coisa mesmo.

“Seja generoso e especialista, confiável e transparente,
de mente aberta e flexível, persistente e presente.”

4 comentários:

Roni Martins disse...

Gostei! O autor tem como proposta que através da meditação e reflexão sobre estes atributos possamos coloca-los em pratica nas ações do dia a dia, nas interações com as pessoas nos diferentes grupos que tomamos parte ao longo da nossa vida. Ao fazer isto permitiu que as pessoas tivessem um vislumbre do processo de desenvolvimento no viver como uma Alma.
Lembrando sempre que o comportamento proposto, que é se manter desperto com relação aos referidos atributos e tentar torna-los parte do seu Ser, pelo habito da sua aplicação nas diferentes situações e pela compreensão do potencial de tal atitude em tornar melhor o mundo em que vive, não deve ser com a intenção de buscar recompensa para a personalidade nos desafios profissionais e sociais e sim como uma ação da Alma que percebe o caminho para um mundo melhor e começa a trilha-lo, dando a sua contribuição e buscando a mudança de consciência por anda passa.

Luciano Zago disse...

Excelente pensamento, Roni. Somente atingimos a plenitude de nossa humanidade quando trabalhamos no desenvolvimento de todos os aspectos do Ser. Não há como evoluir pessoal, profissional e espiritualmente dando foco a apenas um deles. Obrigado pela valorosa contribuição!

Renate Landshoff disse...

Puxa, gostei muito de seu blog. Cheguei nele através do Grupo Ti Especialistas do Linkedin. Muita disciplina e foco são ingredientes fundamentais para se atingir esse objetivo. Acho muito importante equilibrar cursos técnicos com cursos de desenvolvimento pessoal. A inteligência emocional é um ingrediente em falta no mercado e muitos são competentes em suas áreas, mas não conseguem liderar, trabalhar em equipe, somar...O ambiente onde vc está inserido e a cultura organizacional são fatores determinantes para atingir os objetivos propostos. Essa é minha experiência....mas acredito que não devemos nos contaminar e sim manter firme o nosso propósito.

Luciano Zago disse...

Ao compartilhar tanto as boas lições aprendidas quanto as situações ruins ou até mesmo embaraçosas as quais vivemos, oferecemos gratuitamente ao outro uma oportunidade única de experimentar uma realidade sem necessariamente vivê-la. Concordo com você, Renate, que precisamos ser capazes de manter a coerência com nossos princípios e a firmeza aos nossos objetivos. Nesse sentido, a experiência compartilhada por outrem -- como essa proporcionada pelo autor -- exerce um papel fundamental nesse processo de aprendizado e crescimento. Obrigado!

Postar um comentário