quarta-feira, 27 de novembro de 2013

CIOs e as Mídias Sociais

Tom Catalini, CIO do Museu de Belas Artes de Boston, diz que os líderes de TI precisam tomar a mergulhar neste universo
Por Martha Heller, da revista CIO/EUA


Tom Catalini é diretor sênior de Sistemas de Informação e Tecnologia, para o Museu de Belas Artes de Boston. Antes, ele era o vice-presidente de Tecnologia da William Gallagher Associates. É também o atual presidente da Sociedade de Gestão da Informação (SIM) de Boston e Professor Assistente Adjunto da Bentley University, onde leciona um curso de pós-graduação em eMarketing.

Recentemente, durante o CIO Perspectives Conference, em Boston, Tom, proeminente blogueiro , falou sobre o porquê de a maioria dos CIOs não se envolverem em mídias sociais, por que eles deveriam, e como podem começar. Me encontrei com Tom algumas semanas após o evento, e pedi para falar um pouco sobre essas questões.

Como muitos CIOs estão usando as mídias sociais no seu papel de liderança?
Surpreendentemente poucos. As mídias sociais não são uma moda passageira. E estão de fato mudando os modelos de negócios e como as empresas interagem com seus clientes. Na minha opinião mais CIOs deveriam estar envolvidos com as mídias sociais hoje, mas não é o caso.

Por que você acha que a adoção entre os líderes de TI é tão baixa?
Acho que é uma questão de nível de conforto. A mídia social requer uma abordagem diferente de outras tecnologias. Para a maioria das tecnologias, tomamos um ponto de vista sistêmico. Nós pensamos sobre as metas e objetivos do negócio e, em seguida, construímos um plano com começo, meio e fim. Mas para explorar e aprender sobre mídias sociais, você precisa percorrer o caminho sem saber qual será o fim do jogo. Muitas vezes significa "colocar-se lá fora." Se eu me tornar ativo nas mídias sociais, o que é que eu vou dizer? Quem vai me contratar? O que vou fazer? Isso pode intimidar. Mas é necessário. O mundo está mudando. Vários anos atrás, as pessoas ficavam desconfortáveis até mesmo colocando o seu perfil de trabalho básico ou foto no LinkedIn. Agora, seria estranho não estar no Linkedin.

Se a mídia social fornece tal uma barreira de entrada, e o objetivo não é claro, por que adotá-la?
A mídia social está mudando a forma como as empresas trabalham. Se você quer ser um líder de negócios à mesa falando de forma inteligente sobre a estratégia, é preciso ser alfabetizado em mídias sociais. E você não pode tornar-se alfabetizado lendo estudos de caso. Você aprende mais rápido e ganha uma compreensão muito melhor se você arregaçar as mangas e se envolver.
Caso contrário, como você pode aconselhar seus parceiros de negócios? Como você pode falar com inteligência sobre o meio, a menos que você saiba o que significa tuitar e retuitar e seguir as pessoas? A experiência pessoal lhe dá insights sobre as ferramentas que seus clientes estão usando e como você pode envolvê-los.

Qual é o primeiro passo para se engajar nas mídias sociais?
Com as mídias sociais, é tudo em etapas.
O Twitter é um ótimo lugar para começar. É leve, médio público. Você pode chegar lá, se esconder por um tempo e aprender muito antes de começar a tuitar. É móvel, que é a sua plataforma nativa e não toma muito tempo, porque o tamanho do conteúdo é restrito. É fácil usar por alguns minutos enquanto você está esperando na fila, na recepção do consultório, etc.
O novo usuário do Twitter pode achá-lo confuso à primeira vista. Quem devo seguir? O que é essa hashtag? Só usando para descobrir isso. E estar no Twitter por algumas semanas não é suficiente. Você precisa descascar a cebola e trabalhar com ele constantemente ao longo do tempo.
Uma vez que você esteja pronto para saltar para o fundo do poço, você pode começar um blog, o que significa a criação de seu próprio canto da internet, para oferecer sua perspectiva sobre alguma coisa. Uma boa maneira de começar esse processo é ler blogs de outras pessoas. Uma vez que você comece a comentar em blogs que são interessantes para você, você vai descobrir o que você vai querer dizer em seu próprio blog.
A medida que seu conhecimento sobre mídias sociais aumentar, você vai perceber que você não pode, necessariamente, ter uma abordagem linear. É só seguir este caminho e, em seguida, outros caminhos para descobrir o próximo nível de engajamento. Como pular sobre as rochas, um por vez, a fim de atravessar um riacho.

Qual tem sido sua experiência com a mídia social?
Vários anos atrás, fiquei curioso sobre mídias sociais. Li alguns livros que descreviam as diferentes plataformas, e então configurei algumas contas para experimentar. Quando cheguei ao ponto de estar pronto para começar o meu próprio blog, fui intimado. Coloquei alguns posts e eu me lembro de pensar que as pessoas provavelmente estariam caçoando de mim. Mas então eu continuei a atualizar o blogs regularmente e percebi que ninguém parecia se importar.
Isso foi um takeaway importante: se você escreve um blog para o reconhecimento e elogios, você pode se decepcionar, porque por um tempo, só o seu gato vai lê-lo. Mas se você escreve por outros motivos, vai ver o benefício. Manter um blog não só o manterá informado sobre o meio, como levará você a ser um melhor comunicador. Escrever um blog é uma maneira original para cristalizar seus próprios pensamentos. Meu blog realmente me ajudou a empurrar o meu próprio pensamento para a frente. Ele melhorou dramaticamente a minha escrita e habilidades de comunicação, porque eu desenvolvi uma capacidade de metacognição forte. Ao articular um pensamento no meu blog, mais tarde sou muito mais eficaz para comunicar a ideia ou a minha opinião quando o assunto vem à tona.
Eventualmente, suas ideias vão despertar a opinião dos outros, permitindo que você faça conexões reais online. A mídia social me permitiu conhecer pessoas que eu não teria conhecido de outra forma. E para mim, ela também tem sido útil em termos de branding pessoal e desenvolvimento profissional. Quando mudei de emprego no ano passado, descobri que os recrutadores e empregadores em potencial tinham lido meu blog e sabiam sobre a minha abordagem à liderança e estratégia, antes mesmo de verem meu currículo. Isso criou um grande diálogo no processo de entrevista.

Fonte: CIO Carreira

0 comentários:

Postar um comentário