Abertura do encontro, que completa 15 anos, contou com apresentação do professor da Universidade de Santa Clara, Pete DeLisi; especialista falou sobre habilidades necessárias para o sucesso do CIO
Por Karen Ferraz
Há mais de quarenta anos atuando na área de tecnologia e consultoria, DeLisi mostrou aos times de TI presentes como a organização e os CEOs enxergam o papel da TI e do CIO a partir de pesquisas conduzidas por ele nos Estados Unidos. De maneira geral, a importância da área para as corporações é clara. No entanto, ele demonstrou que a maioria dos executivos pesquisados avaliou um CIO de sucesso como sendo o profissional que possui as mesmas características de um CEO, como habilidades estratégicas, de liderança, planejamento e comunicação, entre outras.
“Se eu não entender a estratégia do negócio, não vou entender a minha estratégia de TI. E para entender do negócio eu tenho que fazer as perguntas certas e escolher aonde eu quero ser bom”, afirma. Segundo ele, há uma percepção errada sobre os profissionais de TI por parte dos executivos de negócios que precisa ser modificada, pois é o impeditivo para muitos CIOs serem vistos como agentes de transformação nas empresas.
“O profissional de tecnologia é visto como possuidor de uma grande capacidade analítica. No entanto, os estudos mostram que eles não são tão analíticos assim quanto as empresas acham e gostariam. Essa percepção restrita sobre o profissional de TI pode acabar por limitar a carreira dessas pessoas, uma vez que exclui outras habilidades, como a de planejamento e estratégia”, disse.
Dessa maneira, DeLisi chamou a atenção do público para a necessidade de desenvolver uma consciência técnica sobre os pontos positivos e negativos da tecnologia que, por sua vez, irá caminhar para a formação de verdadeiros líderes de TI, capazes de conduzir seus departamentos e times como uma área que gere valor e conhecimento para as corporações, e não apenas tecnologia.
“Os próprios CIOs acreditam que vão se tornar mais estratégicos. Eles serão agentes de transformação dos negócios e vão se parecer cada vez mais como CEO. Eu prometo a vocês que se os CIOs entenderem mais de estratégia eles vão trabalhar melhor que os CEOs. Estes últimos têm o conhecimento, mas não sabem colocar em prática”, avalia.
Mas afinal, o que o CIO precisa saber para se tornar um “gerente geral de recursos estratégicos”, como ele mesmo se refere? E como começar essa mudança de atitude? Quem esperava que DeLisi fosse falar sobre cursos e treinamentos estava enganado. Ele recomendou aos presentes um passo bem simples. “Leia mais e conheça mais. Vá atrás de novos artigos e materiais que tratem de pensamento estratégico, como os publicados pela Harvard Business Review e pelo Mackenzie, e faça esse material circular em seu departamento. Todos vão entender que você conhece sobre estratégia”, aconselha.
Fonte: Information Week
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