Profissionais que ocupam o cargo de CIOs aumentam cada vez mais suas chances de ocupar a vaga de CEO. Saiba que habilidades desenvolver para chegar lá
Por Martha Heller, CIO/EUA
Cada vez mais, seu papel como CIO, se trabalhado da forma correta, pode ser o ‘ambiente’ perfeito para se preparar para ser CEO. Com seu papel único na corporação, os CIOs estão muito bem-posicionados para serem ótimos CEOs. Afinal, líderes de TI têm de ser especialistas em resolver problemas complexos, têm de ser planejadores experientes e precisos, têm de ser operacionais e vêm se tornando mais globais que seus pares.
Os CIOs que conseguirem tirar vantagem dessa oportunidade para construção de habilidades fundamentais como essas citadas anteriormente – em vez de se acomodarem no cargo atual –, logo irão perceber que estão na mira da organização.
Então, o que você precisa fazer agora para se preparar para o posto mais alto da corporação?
Aprenda a balancear as demandas internas e externas
O CEO tem uma série de influências externas, como o conselho, os investidores, os parceiros e os clientes; e tem de saber quando priorizar clientes internos ou externos.
CIOs têm a tendência a priorizar as demandas internas em detrimentos das necessidades externas. Se é esse o seu caso, trabalhe para o equilíbrio.
Mude seu estilo de gestão
Como CIO, você gerencia pessoas com diferentes habilidades - desenvolvedores, equipe operacional, líderes de projetos –, mas a maioria delas tem uma relação direta com tecnologia da informação. Como CEO, você terá um grupo muito mais diverso para gerenciar – RH, finanças, desenvolvimento de produtos, vendas – e terá de aprender a se relacionar com cada grupo de maneiras diferentes.
Lidere a área de TI como se fosse uma empresa
Para CIOs que realmente querem tornar-se CEO, propomos um exercício. Pense em si mesmo como o CEO de seu próprio negócio, com todos os problemas inerentes a ele. Se você consegue gerenciar esses conflitos de forma a manter seus clientes felizes, você terá desenvolvido as habilidades de vendas e relacionamento necessárias a um CEO.
Desenvolva suas habilidades “menores”
Como CIO “especializado” em tecnologia, você pode ter algumas habilidades “menores” que têm de ser desenvolvidas antes de estar pronto para ser gerente-geral. Foi o que aconteceu com Michael Curran. Durante os anos 90, Curran foi promovido de CIO da Scudder Stevens & Clark (hoje Zurich Scudder Investments) para diversos cargos de gestão, incluindo COO. Em 2001, ele se tornou o CIO do Boston Stock Exchange e, em 2005, tornou-se CEO da empresa.
“Todos CEOs têm uma habilidade principal, mas precisam desenvolver outras competências que possuem, mas estão menos apuradas”, afirma Curran. “Aprenda a ler balanços, entenda sobre leis contratuais, negociações e sobre marketing. Se você vai trabalhar globalmente, leia sobre os países que vai visitar e aprenda uma língua estrangeira.”
Mude seus conceitos de relacionamentos de sistemas
"CIOs vivem em um mundo de sistemas e entendem as interdependências entre os elementos dos sistemas”, diz Curran. “Se você conseguir mudar a noção de interdependência para um nível mais abrangente, será capaz de adotar o pensamento do CEO.”
Planeje sua transição para a gestão generalista
De 1996 a 2000, Chris Lofgren respondeu como CIO da Schneider National. Na mesma época, ele se tornou presidente da unidade de logística da empresa. Em 2000, ele foi promovido a COO. E dois anos depois tornou-se CEO e presidente. “Excluindo empresas de tecnologia, dificilmente um CIO será promovido diretamente a CEO”, diz Lofgren. “Faz mais sentido que este profissional vá primeiro para uma posição de liderança de alguma das unidades de negócios antes de chegar ao posto de CEO.”
Pense no longo prazo
"Quando planeja um grande projeto de tecnologia, o CIO pensa em algo que dure cerca de três anos, no máximo”, afirma Lofgrem. “Ao pensar sobre a companhia, os acionistas e o legado a ser deixado para o próximo líder, o pensamento tem de ser em décadas.”
Passe a se reportar para o CEO
Em 1998, John Andrews, CIO da CSX, deixou a companhia de US$ 9,6 milhões para entrar no mundo das start-ups. Depois de alguns anos, ele tornou-se CEO do Giga Information Group, em 2002, e CEO e presidente do Evans Data Corp, em 2003. Essas experiencias o fizeram acreditar que a estrutura organizacional tem grande impacto nas habilidades de um CEO. "Se você se reporta ao CEO e tem um assento no board, você tem uma perspectiva muito melhor”, diz Andrews.
Certifique-se de que quer o cargo
“Apesar de o cargo do CIO ter algumas semelhanças ao CIO, ser o principal líder corporativo envolve muito mais pressão, influência, consumo de tempo e visibilidade externa”, diz Andrews. “Você não deve fazer essa transição antes de estar realmente pronto.”
Fonte: CIO Carreira
0 comentários:
Postar um comentário