segunda-feira, 30 de abril de 2012

O que os CEOs querem dos CIOs agora

Utilizar a TI para criar novos produtos não é mais suficiente. Os CIOs devem ser os responsáveis por modelos de negócios inteiramente novos.
Kim S. Nash, CIO/EUA

Hoje, a inovação de processos, produtos e serviços é uma parte crítica do trabalho do CIO e em algumas empresas, os grupos de TI já são responsáveis ​​pela geração de novas receitas para a empresa. Seu próximo desafio, CIO? Aportar novos modelos de negócios.

A inovação é reconhecidamente uma das principais fontes de vantagem competitiva e, como consequência, de criação de valor. Já não basta à equipe de TI usar as tecnologias que conhece para promover a inovação. CEOs estão procurando maneiras completamente novas de fazer negócios, de acordo com o MIT Sloan Management Review, que destaca a criação do iPod e o posterior desenvolvimento do iTunes como bons exemplos de inovação no modelo de negócio.

O MIT define modelo de negócio como: "... Um sistema de atividades interdependentes e interligadas que determina a forma como a empresa faz negócios com seus clientes, parceiros e fornecedores". Em outras palavras, um modelo de negócio é um conjunto de atividades específicas - um sistema de atividades - realizada para satisfazer as necessidades sentidas pelo mercado.

O que os CEOs querem dizer quando afirmam que querem novos modelos de negócios? Uma combinação de inovação tecnológica com o redesenho de processos de negócios.

Cousins ​​Helen, CIO da Lincoln Trust, disse-me recentemente que, numa economia tumultuada, os altos executivos estão abertos a grandes mudanças. "A recessão me deu a oportunidade para mostrar como nós, podríamos transformar o modo como fazemos negócios. Tive a oportunidade de vançar mais do que já sido capaz de fazer só com a tecnologia", diz ela.

Transformação substancial requer um amplo entendimento das nuances de como uma empresa funciona, bem como da sua capacidade de interpretar as tendências de mercado. CIOs estão ansiosos para provar que são capazes de fazê-lo. CEOs estão esperando.

Fonte: CIO Opinião

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