terça-feira, 14 de junho de 2011

Departamentos de TI precisam tomar a dianteira

CIOs não podem ficar à espera de que as áreas de negócio definam a estratégia para depois desenvolver a estrutura de TI mais adequada.

O alinhamento da área de TI com as de negócio deve ser esquecido. Os departamentos de TI não podem ficar à espera de que as áreas de negócio definam a estratégia para depois montar a estrutura de TI mais adequada. O alerta é de Sharyn Leaver, analista da Forrester focada e problemas dos CIO. Os profissionais de TI “têm de ser mais pró-ativos”, defende.

Estudo da Forrester revela a dimensão do desafio: 35% dos entrevistados dizem não depender do departamento de TI para gerar inovação e 65 % consideram ter orçamentos para comprar tecnologias de informação sem envolver a função tradicionalmente responsável pela TI nas empresas.

Uma das razões mais comuns para ignorar o profissional de TI é a valorização que as áreas de negócio são à rapidez sobre qualquer outro fator. A maioria dos executivos das áreas de negócio considera que os departamentos de TI não entendem isso.

Uma segunda razão para ignorar os profissionais de TI é a proliferação de tecnologias prontas a serem adotadas individualmente para o negócio. Outra razão é o fato de os líderes empresariais de negócio estarem conhecerem mais de tecnologia do que nunca.

Segundo Leaver, um levantamento sobre empregados de geração Y revelou que 64% deles descarregam aplicações da Internet sem autorização da área de TI ou utilizam um site externo para fazer o seu trabalho, pelo menos uma vez por semana. Destes, cerca de 40% dizem fazer isso “pelo menos uma vez por dia”.

A geração Y representa agora menos de 10% da força de trabalho, mas em dez anos atingirá metade dos recursos humanos. “Essas pessoas vão realmente derrubar o status quo do departamento das TI”, prevê a analista.

A visão desses funcionários sobre o que precisam para fazer o seu trabalho tem mudado, diz a analista. “Eles são engenhosos e procuram as ferramentas necessárias “. Leaver insiste na necessidade de os departamentos de TI se reinventarem sob pena de se tornarem irrelevantes.

Fonte: CIO Gestão

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